fbpx

Visita a Santa Clara, Trinidad e Cienfuegos

Santa Clara Trinidad e Cienfuegos

Partilhar Artigo

Visita a Santa Clara Trinidad e Cienfuegos. A saída foi às 06h00, pois a viagem era longa. Confesso que estava super entusiasmada!

Varadero para Santa Clara, Dia 6

A guia que nos acompanhava era totalmente apaixonada pelo que fazia e isso via-se em cada palavra das histórias que partilhou connosco.
Este foi um dos dias que mais me marcou na viagem a Cuba, parecia-me uma aula de história, mas ao vivo e a cores com alguém que transbordava conhecimento e paixão.

Santa Clara Cuba

Che Guevara Santa Clara

E quase sem dar por isso já estávamos a chegar a Santa Clara. É uma cidade de uma elevada importância histórica, visto ter sido aqui que Che Guevara ganhou a batalha de Santa Clara e também por os seus restos mortais cá estarem enterrados.

Museu Revolucionário Che Guevara

Havana para Varadero

A paragem em Santa Clara foi no momento Ernesto Che Guevara, para visitar o museu sobre a revolução, com especial foco em Che Guevara. Armas, roupas e objetos pessoais do famoso revolucionário fazem parte da exposição. 
Ao lado do museu encontra-se o mausoléu, onde estão os restos mortais de Che Guevara, bem como de outros que perderam a vida na batalha de Santa Clara. As entradas são gratuitas.

Em Santa Clara também recomendo a vista ao Monumento a la Toma del Tren Blindado. Foi aqui que a história de Cuba mudou, onde a ditadura de Fulgencio Batista teve seu fim e onde a Revolução Cubana triunfou após mais de dois anos de guerra. A cidade respira história.

Monumento a la Toma del Tren Blindado

De Santa Clara seguimos para Trinidad

Trinidad é uma cidade super charmosa e colorida, com ruas de pedra e casas coloniais. Almoçámos junto à Plaza Mayor e o resto do tempo foi passado a caminhar por entre as ruelas de Trinidad.

Visita a Cienfuegos, Cuba

Havana para Varadero

Em Cienfuegos, a nossa visita foi panorâmica com uma breve paragem, o que de alguma forma me deixou com vontade de voltar com mais tempo. A baía de Cienfuegos ganhou o apelido carinhoso de “Pérola do Sul” graças à elegância presente na sua arquitetura.

A cidade é dividida em duas partes: o Centro Histórico e Punta Gorda, bairro onde viviam as famílias mais ricas. Vale a pena visitar, mas no nosso caso como já chegámos de noite e a viagem de regresso ainda era longa, o tempo passado em Cienfuegos foi bastante curto.

É possível visitar Santa Clara Trinidad e Cienfuegos no mesmo dia, como o fizemos. Mas a meu ver é preferível ficar uma noite numa das três cidades e conhecer em detalhes e com calma as cidades. Fica a dica.
Como devem imaginar, já regressámos a Varadero bastante tarde!

Maravilhosas praias de Cuba, Dia 7

Até que enfim que o sol brilha e a temperatura convida a banhos! Pois este dia foi “dolce far niente”. O dia foi aproveitado a desfrutar do mar caribenho e de uns cocktails na praia! Sim, porque Cuba também é isto, tem praias maravilhosas e de água quente e cristalina.

Despedida de Cuba, Dia 8

Uma manhã de praia para a despedida e uma tarde de chuva torrencial ainda no hotel enquanto esperávamos pelo transfer com destino ao aeroporto de Havana.
Fim!

Quem foi Che Guevara

Ernesto Guevara, mais conhecido como “Che” Guevara foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura importante da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo contracultural de rebeldia e insígnia global na cultura popular.
Quando ainda era um jovem estudante de medicina, viajou por toda a América do Sul e radicalizou suas posições após testemunhar a pobreza, a fome e as doenças que assolavam o continente.

Seu crescente desejo de ajudar a derrubar o que ele viu como resultado da exploração capitalista da América Latina levou ao seu envolvimento nas reformas sociais da Guatemala sob o presidente Jacobo Árbenz, cuja eventual derrubada assistida pela CIA a pedido da United Fruit Company solidificou a ideologia política de Guevara.
Mais tarde na Cidade do México, conheceu Raúl e Fidel Castro, juntou-se ao Movimento 26 de Julho e partiu para Cuba a bordo do iate Granma com a intenção de derrubar o ditador cubano Fulgencio Batista, apoiado pelos EUA.

Guevara logo ganhou destaque entre os insurgentes, foi promovido a segundo comandante e desempenhou um papel fundamental na vitoriosa guerrilha que, após dois anos, depôs o regime de Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe a Nossa Newsletter

Recebe Novidades e Promoções

Mais Sugestões

Viagens

Safari em África

Safari em África – Uma viagem de sonho.

Conteúdos Artigo

Tem Uma Ideia Diferente?

Fale Connosco Nós Realizamos A Sua Experiência

Viagens e Excursões
Olá, podemos ajudar?