fbpx

Dia mundial da luta contra o cancro 2020

Dia mundial da luta contra o cancro

Partilhar Artigo

Exercício Físico como aliado na luta contra o Cancro

A maneira mais simples de lutar contra inúmeras doenças….

Este é um tema que nos sensibiliza bastante, pois o cancro causa um sofrimento ao doente e aos familiares que é atroz. É com respeito enorme por todas as pessoas que tem a infelicidade de passar por esses momentos que abordamos este tema e tentamos mostrar que existem formas de atenuar a doença, tendo consciência que cada caso é um caso e que não existem curas milagrosas e instantâneas. Existem sim comportamentos e estilos de vida que podem ajudar a combater o surgimento e o desenvolvimento deste problema.

Dia Mundial da luta contra o cancro

Para a elaboração deste artigo fazemos referência ao trabalho publicado pela jornalista Clara Soares na Visão Saúde em junho de 2019, pois centramo-nos muito na excelente informação exposta pela jornalista no artigo intitulado “Como o Exercício Físico ajuda a fintar o Cancro.”

Estudos realizados pela Universidade de Queensland na Austrália mostram que as células sujeitas a exercício físico aeróbico vigoroso não permitem que o cancro se desenvolva tão facilmente como as não sujeitas ao exercício físico. Estas experiências apesar de serem realizadas em laboratório mostram o efeito que o exercício físico pode ter neste combate.

Para a Gastrenterologista Marília Cravo “Após o exercício, são libertados para a circulação sanguínea produtos que têm um efeito inibitório sobre o crescimento de células tumorais in vitro”   Tal deve-se à presença de substâncias libertadas no músculo esquelético após o exercício físico e com potencial ação anticancerígena, designadas por miocinas.

Ainda no mesmo artigo Ana Joaquim, Oncologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia refere que “O sedentarismo é um fator de risco para um estado de inflamação crónica, a qual promove os processos cancerígenos.”

Dia mundial da luta contra o cancro

Poderíamos enumerar aqui muitos outros artigos e opiniões de profissionais de saúde relativamente aos benefícios que a práticas de actividade física tem na promoção da saúde e no nosso bem estar.

Podemos mesmo afirmar que essa é uma consciência colectiva, o que nos leva a questionar….

Qual a razão que leva o ser humano a adoptar um comportamento que o irá levar ao sofrimento no futuro?

O mais grave desta situação é que estamos a contagiar as gerações seguintes neste tipo de comportamento, o da inactividade física, o do consumo excessivo e prejudicial de alimentos, o do comodismo no que diz respeito ao tipo de transportes que utilizamos, todos esses comportamentos estão a ajudar à proliferação de inúmeras doenças que estão directamente ligadas com a inactividade física e o consumo excessivo de calorias.

Se não for suficiente enumerar as razões da saúde, pois o ritmo de vida da grande maioria não permite que tenhamos as nossas prioridades estabelecidas de forma correta, enumeremos a razão que a grande maioria vê como principal prioridade, os aspectos económicos. Façam o seguinte exercício, comparem a despesa de uma vida com hábitos saudáveis e outra com hábitos prejudiciais.

Ao nível da alimentação, os produtos frescos são por norma muito mais baratos do que os outros, o deslocamento de bicicleta, a pé ou de transportes públicos é seguramente mais económico do que qualquer outro tipo de deslocação geralmente utilizada pela grande maioria da população. Será mais barato ficar a ver um jogo de futebol, comendo batatas fritas e bebendo refrigerantes, ou ir dar um passeio ou um treino em família ao ar livre?

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Penso que todos sabemos a resposta. Se optarmos por hábitos mais saudáveis, onde a prática de atividade física não seja um ser estranho à nossa família, mas sim mais um membro da mesma, é certo que os ganhos serão enormes para todos os membros da família, e a felicidade estará bem mais próxima. Na APDF Associação Portuguesa de Desporto em Família, um dos nossos grandes lemas procura mesmo esse tipo de felicidade: “Não passe tempo em Família, Viva tempo em Família”.

Como já vimos os ganhos são enormes em todos os aspectos, mas como hoje é uma data em que comemora a luta contra o cancro, esta poderá ser uma das formas de luta mais eficientes, e não só contra o cancro.

Estamos a Promover uma Angariação de Fundo até ao dia 29 de Fevereiro na Nossa Página de Facebook Viagens e Excursões para a ACREDITAR uma rede de partilha e apoio feita de crianças, jovens, pais e amigos.

Queres juntar-te a nós e contribuir para uma boa causa?

A tua contribuição vai ser importante, seja ela de muito ou pouco. Todos os cêntimos contam. Obrigado pelo teu apoio. 
Tratar a criança e o jovem com cancro, não só o cancro na criança ou jovem.
Queremos que todas as crianças e jovens com cancro tenham as mesmas oportunidades, não só de sobrevivência, mas também de conquistar a saúde psicológica e física, e crescerem tornando-se adultos de pleno direito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe a Nossa Newsletter

Recebe Novidades e Promoções

Mais Sugestões

Viagens

Safari em África

Safari em África – Uma viagem de sonho.

Conteúdos Artigo

Tem Uma Ideia Diferente?

Fale Connosco Nós Realizamos A Sua Experiência

Viagens e Excursões
Olá, podemos ajudar?