fbpx

Passeio de Barco Moliceiro Aveiro

Excursão Aveiro
Passeio de Barco Moliceiros Aveiro. Estas embarcações eram originalmente utilizadas para a apanha do moliço (nome dado às plantas aquáticas que são colhidas para serem usadas na agricultura), mas atualmente são mais usadas para fins turísticos.

Partilhar Artigo

Barco Moliceiro

Na Sugestão Hoje quero partilhar convosco um pouco dos famosos barcos moliceiros de Aveiro. Aqui vai um pouco do que aprendi no meu último passeio.

Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro. Estas embarcações eram originalmente utilizadas para a apanha do moliço (nome dado às plantas aquáticas que são colhidas para serem usadas na agricultura), mas atualmente são mais usadas para fins turísticos.

Excursão Aveiro Os Moliceiros

De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante; apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho. A ornamentação destes barcos é também algo único nesta região. Usam imagens coloridas e frases cómicas que brincam com o sentido das palavras, puxando para a malandrice, em algumas delas. A maior parte das pinturas, retratam de forma divertida, cenas do dia-a-dia, factos ou personalidades históricas. Vale a pena ver e conhecer, são mesmo muito engraçados e as histórias contadas fizeram-me rir e bastante! Há alguma coisa melhor do que rir?

Perguntaram-me bastante se era acessível a todos e seguro! Posso tranquilizar-vos, pois não estamos perante uma atividade radical, antes pelo contrário, um passeio a bordo de um moliceiro é totalmente seguro, aconselhado a todas as idades. A ria é calma, não existindo praticamente ondulação, pelo que todos podem participar, dos 0 aos 90 anos! Estão todos convidados.

Passeios de barco moliceiro em Aveiro

São realizados diversos passeios de barco moliceiro em Aveiro, no entanto o mais comum é o passeio pelos 4 canais urbanos da Ria: Canal Central, Canal da Pirâmides, Canal do Cojo e Canal de São Roque. Ao longo deste passeio de barco pode-se apreciar os edifícios históricos de Arte-Nova, as marinhas de sal de Aveiro, os palheiros de sal, os armazéns de peixe, diversas pontes, com especial destaque para a ponte de Carcavelos, a zona moderna da cidade com especial destaque para o Fórum Aveiro e o Mercado Manuel Firmino. E no final do Canal do Cojo a Fábrica de cerâmica campos, hoje recuperada para alojar a Câmara de Aveiro, o Instituto de emprego e o Centro de Congressos de Aveiro. É também uma forma de conhecer as histórias do sítio, da região e das suas gentes.

Moliceiros

Normalmente estes passeios têm a duração aproximada de 45 minutos e poderão ser servidos ovos moles acompanhados de espumante! A mim parece-me muito bem! 

Excursão Aveiro os Moliceiros

Aveiro e Costa Nova

From 170.00

Dia 7 Março 2020 | 2 Dias / 1 Noite

Estou sentada a organizar este nosso passeio e estou a ficar super entusiasmada com esta cidade. Sabiam que Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa”? A cidade deixa-se dominar tranquilamente pela Ria de Aveiro, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.

REF: n.d. Categoria:

Descrição

DIA 1. LISBOA (Parque das Nações) – AVEIRO

Aveiro e Costa Nova

Partida do lugar de origem, paragem pelo caminho para pequeno almoço (livre).

Chegada ao hotel para almoço de Boas Vindas. Pela tarde visitaremos Aveiro, denominada como a “Veneza de Portugal” pelos seus canais que atravessam o centro da cidade, o que atribui à cidade grande beleza, em conjunto com o bairro velho de Beira Mar, onde se conservam as tradicionais casas e os armazéns de sal da Ria.

Seguiremos em passeio de barco moliceiro pela Ria. Retorno ao hotel para jantar, bailarico e alojamento.

DIA 2. FÁBRICA DE PORCELANA DA VISTA ALEGRE (ÍLHAVO) / COSTA NOVA – LISBOA (Parque das Nações)


Pequeno-almoço. Visita orientada à Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Acompanhando o circuito produtivo promove-se o contacto com a realidade fabril de uma empresa centenária.
Seguido de um saboroso almoço. Após o almoço, visita à Costa Nova de Aveiro, de tradicional encanto e onde muitas famílias portuguesas antigamente passavam as suas férias de verão.
Não podemos deixar de visitar a Barra, especialmente o seu paredão do sec. XIX e o seu farol centenário. Admire as famosas casinhas às riscas, de cores vivas e alegres. Em horário a definir, regressamos a LISBOA (Parque das
Nações).

O PREÇO INCLUI
Autocarro e excursões segundo o itinerário
1 noites em Hotel 3* em Aveiro

  • Regime Pensão completa no hotel
  • Água e vinho incluídos às refeições
  • Almoço em restaurante em Costa Nova
  • Passeio em Barco moliceiro
  • Visita à Fábrica de Porcelana
  • Guia acompanhante durante o circuito
  • Seguro de viagem

NOTA: A ordem das excursões pode ser modificada sem afetar seu conteúdo.

PROGRAMA PARA UM MÍNIMO DE 20 PARTICIPANTES

Informação adicional

Tipo Pagamento

Pagamento Total, Pagamento Total Suplemento Single, Reserva

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Aveiro e Costa Nova”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe a Nossa Newsletter

Recebe Novidades e Promoções

Mais Sugestões

Viagens

Safari em África

Safari em África – Uma viagem de sonho.

Conteúdos Artigo

Tem Uma Ideia Diferente?

Fale Connosco Nós Realizamos A Sua Experiência

Viagens e Excursões
Olá, podemos ajudar?