Farol da Barra de Aveiro
Já vos referi que adoro praia, não já?! Seja quente ou fria! O Som do mar tranquiliza-me, adoro pisar a areia da praia e ficar a admirar o mar! Se pudesse passava uns minutos diários em frente ao mar, mas não consigo!
Quando vou a Aveiro gosto de passar pela Praia da Barra, situada entre as Dunas de São Jacinto e a praia da Costa Nova e redescobrir o Farol da Barra. Este é o farol mais alto de Portugal e um dos maiores da Europa, marcando com imponência o encontro da Ria de Aveiro com o mar.
O projeto do Farol da Barra foi iniciado em 1885 pelo Eng. Paulo Benjamim Cabral e concluído pela Eng. Maria de Melo e Mattos em 1893, tendo sofrido grandes restaurações em 1929.
O Farol da Barra é um dos ex-líbris do Município de Ílhavo, sendo visitado anualmente por milhares de turistas que, após uma subida de 288 degraus, se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do País. Sim, a subida não é fácil, mas vale cada degrau.
Deixo-vos um pouco da história deste farol
História farol da barra de Aveiro
À data da sua construção foi o sexto maior do mundo, em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Europa, sendo considerado o 26.º mais alto do mundo.
Inicialmente, a principal fonte luminosa era obtida por incandescência do vapor do petróleo e só em 1950 passou a ser alimentado por energia elétrica.
Construído à entrada da barra, esta admirável obra do século passado, passou a estar de vigia toda a navegação que até aí não dispunha de orientação, evitando que estas naufragassem nos bancos de areia. As embarcações da época eram frequentemente atraídas para terra, devido à ilusão de afastamento, provocada por uma costa muito plana com as primeiras elevações a grande distância do mar.
As visitas realizam-se às quartas-feiras à tarde, implicando a subida, a pé, da escadaria de acesso.
Vamos a treinos!
Farol da Barra de Aveiro
Aveiro e Costa Nova
From 170.00€
Dia 7 Março 2020 | 2 Dias / 1 Noite
Estou sentada a organizar este nosso passeio e estou a ficar super entusiasmada com esta cidade. Sabiam que Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa”? A cidade deixa-se dominar tranquilamente pela Ria de Aveiro, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.
Descrição
DIA 1. LISBOA (Parque das Nações) – AVEIRO
Aveiro e Costa Nova
Partida do lugar de origem, paragem pelo caminho para pequeno almoço (livre).
Chegada ao hotel para almoço de Boas Vindas. Pela tarde visitaremos Aveiro, denominada como a “Veneza de Portugal” pelos seus canais que atravessam o centro da cidade, o que atribui à cidade grande beleza, em conjunto com o bairro velho de Beira Mar, onde se conservam as tradicionais casas e os armazéns de sal da Ria.
Seguiremos em passeio de barco moliceiro pela Ria. Retorno ao hotel para jantar, bailarico e alojamento.
DIA 2. FÁBRICA DE PORCELANA DA VISTA ALEGRE (ÍLHAVO) / COSTA NOVA – LISBOA (Parque das Nações)
Pequeno-almoço. Visita orientada à Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Acompanhando o circuito produtivo promove-se o contacto com a realidade fabril de uma empresa centenária.
Seguido de um saboroso almoço. Após o almoço, visita à Costa Nova de Aveiro, de tradicional encanto e onde muitas famílias portuguesas antigamente passavam as suas férias de verão.
Não podemos deixar de visitar a Barra, especialmente o seu paredão do sec. XIX e o seu farol centenário. Admire as famosas casinhas às riscas, de cores vivas e alegres. Em horário a definir, regressamos a LISBOA (Parque das
Nações).
O PREÇO INCLUI
Autocarro e excursões segundo o itinerário
1 noites em Hotel 3* em Aveiro
- Regime Pensão completa no hotel
- Água e vinho incluídos às refeições
- Almoço em restaurante em Costa Nova
- Passeio em Barco moliceiro
- Visita à Fábrica de Porcelana
- Guia acompanhante durante o circuito
- Seguro de viagem
NOTA: A ordem das excursões pode ser modificada sem afetar seu conteúdo.
PROGRAMA PARA UM MÍNIMO DE 20 PARTICIPANTES
Informação adicional
Tipo Pagamento | Pagamento Total, Pagamento Total Suplemento Single, Reserva |
---|
Avaliações
Ainda não existem avaliações.