fbpx

Viagem a Varsóvia (com Criança de 9 anos)

Viagem Varsóvia
Entrámos na lindíssima Praça do Mercado da Cidade Velha de Varsóvia, trata-se de uma praça de traça medieval, mas que na verdade os seus edifícios são todos de construção recente

Partilhar Artigo

Viagem a Varsóvia com criança de 9 anos

Realizamos uma Viagem 3 noites com criança de 9 anos a Varsóvia, partilhamos convosco esta aventura de três dias

Dia 1 Centro Histórico de Varsóvia

Assim que passei as portas do aeroporto Frédéric Chopin – Varsóvia e solicitei o serviço de Uber para nos levar ao hotel, recebi uma primeira aprendizagem, nunca solicitar este serviço de para um local onde só transportes públicos possam circular. Resultado, foi-me cobrada uma penalização, pelo facto do motorista não ter conseguido ir ao nosso encontro.

Deslocámo-nos para uma zona de circulação e voltei a repetir o processo, desta vez com sucesso.

Ficámos hospedados no hotel Ibis Warszawa Stare Miasto em regime de pequeno-almoço. Chegados ao lobby do hotel a primeira impressão que fica é de uma decoração moderna e vibrante, parece-me que com a ideia de cativar públicos mais jovens. Check-in feito, subimos ao quarto para deixar bagagens e começar a nossa jornada pelas ruas de Varsóvia. Quarto amplo e com a decoração típica da cadeia Ibis.

Saímos então em direção ao centro histórico de Varsóvia, que fica a cerca de 10 minutos a pé, e deparamo-nos com as muralhas de castelo de Varsóvia.

Cidade Velha de Varsóvia

Dentro das muralhas continuámos o nosso percurso adentro da cidade velha e entrámos na lindíssima Praça do Mercado da Cidade Velha de Varsóvia, trata-se de uma praça de traça medieval, mas que na verdade os seus edifícios são todos de construção recente, uma vez que os originais foram totalmente destruídos durante a II Guerra Mundial. Paragem num dos muitos cafés e restaurantes desta praça para lanche e beber um cafezinho (expresso) …hábitos da terrinha.

Catedral de São João

Continuando pelas ruelas estreitas e pejadas de turistas, vamos apreciando o artesanato local e todas os outros souvenirs made in China, até chegarmos para uma visita à Catedral de São João, que originalmente foi construída no século XIV, tendo sido local de coroações e sepultamentos reais por muitos séculos, também ela totalmente reconstruída no pós II Guerra.

Catedral de São João

A forma mais fácil de identifica-la é pela sua fachada alta em tijolo e em forma triangular, que se destaca por entre o meio do casario.

Praça do Castelo Real de Varsóvia

Continuando a seguir a corrente de turistas chegamos à Praça do Castelo Real de Varsóvia, onde se destaca o próprio castelo real, que atualmente funciona como museu, e no centro da praça a estátua de Sigismundo III, o rei que transformou Varsóvia na capital da Polônia, em 1611. Erguida em 1644, sobre uma coluna de granito de cerca de 20 metros, a estátua é um dos monumentos mais antigos de Varsóvia. Na Praça do Castelo Real de Varsóvia é possível também apreciar uma bela vista panorâmica sobre o rio Vístula que atravessa a cidade de Varsóvia.

Castelo Real de Varsóvia

Uma vez que a noite chegou rapidamente, voltei a solicitar serviço de Uber, que custou 10 zlotys (cerca de 2 euros) e voltámos ao hotel para jantar. Uma das vantagens de visitar países de leste é que temos algum poder de compra e pasme-se que até dá para jantar no hotel.

Dia 2 Iniciamos no Museu da História dos Judeus Polacos

Após um bom pequeno-almoço, nada de muitos exageros, mas o quanto basta, saímos num percurso de 10 minutos a pé em direção ao Museu da História dos Judeus Polacos (POLIN), que foi considerado o melhor Museu Europeu de 2016. Museu de arquitetura vanguardista que conta a história do povo Judeu na Polónia. Obviamente passa muito pelo Holocausto, mas retrata de uma forma geral as vivências de mais de mil anos do Judeus na Polónia, foi uma vertente mais educativa que se traduziu numa visita de uma manhã.

Uma vez mais, solicitei o serviço Uber para nos levar ao ponto em que encerrámos ontem a nossa visita pela cidade de Varsóvia, a Praça do Castelo Real. Almoçamos por aí numa das cadeias internacionais de fast food  (registe-se que só fora do país recorro este tipo de petiscos ).

Palácio Presidencial

Logo ali encontramos também o Palácio Presidencial, edifício onde foi assinado o Pacto de Varsóvia e é a residência oficial do Presidente da República.

Avenida Nowy Swiat

Continuando acabamos por chegar à famosa e comprida Avenida Nowy Swiat, que faz as delícias de qualquer ávido consumidor, inúmeras boutiques, cafés, restaurantes…de tudo um pouco. Passado este lado mais glamoroso e comercial dirigimo-nos para o lado mais financeiro da capital polaca.

Avenida Nowy Swiat

Palácio da Cultura e da Ciência

Torres de vidro e no meio o arranha-céus mais emblemático e controverso de Varsóvia o Palácio da Cultura e da Ciência, tem mais de 230 metros e foi mandado construir por Estaline nos anos 50 do século XX. No 30.º andar tem uma vista panorâmica sobra a cidade de 360º, vale bem a pena subir o elevador (cerca de 4 euros o bilhete para o miradouro). Mais umas voltas pelas galerias comerciais ali bem perto e regressamos à zona da cidade velha, o tempo passa sem darmos por isso….

Torre do Taras Widokowy

Já com a noite a cair e novamente junto ao Palácio Real aproveitámos para subir a Torre do Taras Widokowy, que nas minhas pesquisas antes de iniciar a viagem os visitantes diziam que era imperdível tendo uma vista deslumbrante sob a cidade antiga. A torre é ali bem perto do palácio e junto à Igreja de Santa Ana, subir à torre é parecido a subir a um farol, escadas e mais escadas a serpentear até ao topo, lá chegando a vista não desilude, é ótimo para fotos e o preço é simbólico.

Acabamos o dia a jantar junto à cidade velha e voltámos ao hotel depois de um dia bem puxado.

Dia 3 visita ao Parque Lazienki e Museu de Chopin 

Para o terceiro dia tínhamos planeado visita ao Parque Lazienki e Museu de Chopin e foi isso que veio a acontecer. Saímos do hotel e fomos diretos ao Parque (entrada gratuita), uma área verde dentro da cidade que ocupa cerca de 80 hectares, com palácios, templos e monumentos. Portanto é um grande pulmão pontilhado por grandes lagos e monumentos a homenagear grandes figuras da história da polónia. Face à dimensão e pontos de interesse ocupou-nos a toda a manhã. Seguiu-se o almoço e deslocação até ao Museu Chopin, casa recentemente renovada para nos dar um percurso pela vida e obra do compositor.

Centro de Ciências de Copérnico

Seguiu-se o Centro de Ciências de Copérnico, junto à margem do rio Vístula, que é ótimo e explica a ciência de uma forma acessível e muito interativa. Este centro explica também, obviamente as teorias de Copérnico, astrónomo e matemático polaco que dá o nome ao Centro, nomeadamente a teoria heliocêntrica que coloca o Sol no centro do Sistema Solar. Este grande Centro de ciência tem um custo de entrada a rondar os 6 euros, mas ocupa-nos sem grande esforço uma tarde inteira.

Já a anoitecer dirigimo-nos novamente para cidade antiga para o último jantar na capital da Polónia – Varsóvia, e regressar ao hotel cansados, mas como se costuma dizer, de alma lavada.

Dia 4 Hora de Regressar

DIA 4: Pequeno-almoço no hotel seguido de ckeck-out e Uber até ao aeroporto Frédéric Chopin – Varsóvia (cerca de 24 zlotys, ou seja, 5,6 euros), que fica a aproximadamente 10km, que se traduziu numa viagem de 25 minutos.

Formalidades de embarque e SIGA RUMO A LISBOA 

Gostava de Visitar Varsóvia?

Fale Connosco Criamos uma experiência unica para si

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe a Nossa Newsletter

Recebe Novidades e Promoções

Mais Sugestões

Viagens

Safari em África

Safari em África – Uma viagem de sonho.

Conteúdos Artigo

Tem Uma Ideia Diferente?

Fale Connosco Nós Realizamos A Sua Experiência

Viagens e Excursões
Olá, podemos ajudar?