fbpx

O que visitar e fazer em São Tomé e Príncipe? Locais e atividades incríveis

o que visitar e fazer em São Tomé e Príncipe

Partilhar Artigo

O que visitar e fazer em São Tomé e Príncipe? São tantas e tão variadas as atividades de que pode usufruir em São Tomé & Príncipe, que temos a certeza que voltará rendido deste país. Muitas vezes, fica aquela ideia de que é um destino de praia e pronto…. Nem de perto, nem de longe, São Tomé & Príncipe tem muito para oferecer.

o que visitar e fazer em São Tomé e Príncipe

Locais a visitar em São Tomé e Príncipe

Aqui ficam umas ideias para aproveitar na ilha de Príncipe, para os amantes de caminhadas:

Trilho Santa Joaquina

Aqui visita-se a maior roça da ilha do Príncipe. Este trilho leva-nos até ao antigo observatório de barcos, onde se desfruta de um piquenique com a melhor vista sobre a cidade de Santo António. No regresso tem a oportunidade de conhecer o projeto Joya Real, onde o vidro é transformado em bijutaria – Duração aproximada – 4 horas – Distância – 8,69Km.

Trilho Ribeira Izé

O caminho leva-nos até Ribeira Izé, a primeira capital do Príncipe. Aqui encontraremos as ruínas da igreja e a casa da figura emblemática da história de São Tomé e Príncipe, Maria Correia.

Trilho Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio é um pico emblemática da ilha de Príncipe. Visível da cidade de Santo António, tem uma altura de aproximadamente 700 metros e consiste numa formação rochosa de origem vulcânica. Durante esta caminhada que nos leva ao topo da montanha, podemo-nos cruzar com macacos, aves endémicas, orquídeas, plantas medicinais, entre outra fauna e flora. Ao chegar a topo, a vista é totalmente deslumbrante – Duração aproximada – 5 horas – Distância – 7,18Km.

Trilho Cascata O Quê Pipi

Este é um trilho relativamente fácil e curto, mesmo tendo algumas subidas. Este trilho transporta-nos para a floresta tropical, culminando numa cascata onde podemos usufruir de um banho refrescante. Duração aproximada – 3 horas – Distância – 2,27Km.

Trilho Roça do Infante

A roça do Infante D. Henrique é uma antiga empresa abandonada pelos colonos um pouco antes da independência. Hoje coberta de vegetação, dista da cidade de Santo António cerca de 18 km. Durante esta caminhada, passamos pela Roça da Ribeira Fria, onde com sorte, podemos visitar o Sr. Romão, um agricultor da zona, e provar os seus deliciosos produtos frescos. 

Depois continuamos até à praia General Fonseca, um antigo porto usado pela roça para transporte dos seus produtos, onde um barco nos leva de regresso a “casa”.  Duração aproximada – 7/8 horas – Distância – 19Km.

Para os mais curiosos e interessados sobre a vida animal, São Tomé e Príncipe também tem muito para explorar.

O que visitar e fazer em São Tomé e Príncipe

Se a sua vontade é conhecer mais de perto a vida das tartarugas tem a possibilidade de participar num passeio para observação das tartarugas. Este passeio consiste na monitorização da desova das fêmeas nas praias, entre setembro e abril.  Aproveite esta oportunidade para aprender sobre tartarugas marinhas e a conservação desta espécie ameaçada.

Para os que preferem a observação de aves, São Tomé e Príncipe tem pelo menos 21 espécies de aves endémicas. Aventure-se, pegue nos binóculos e parta à descoberta! Os sons e as cores das aves mostram-nos a natureza no seu estado mais belo.

Atividades São Tomé e Príncipe para amantes do meio aquático

Não podíamos deixar de fora os amantes do meio aquático, ainda por cima num país rodeado por mar. Como devem imaginar, as possibilidades são muitas. Aqui ficam algumas sugestões:

  • Observação de baleias e golfinhos – é sempre uma experiência marcante. Eu adoro!
  • Passeios de barco para descobrir inúmeras praias paradisíacas e desertas;
  • Mergulho – Imagine um mundo onde tudo é silencioso e cheio de cores. A única coisa que tem de fazer é relaxar e sentir-se confortável;
  • Snorkeling;
  • Kayak – Aventure-se e navegue pela costa no seu próprio kayak;
  • Ficar na praia, apenas a descansar e ler um livro! É sempre um programa interessante para um dia de férias.

Gastronomia de São Tomé & Príncipe

Não posso terminar este texto, sem falar da gastronomia de São Tomé & Príncipe.

Um dos pratos típicos de São Tomé e Príncipe é o Calulu, feito com peixe seco ou frango. No Calulu vai também encontrar várias folhas e ervas regionais, a aparência é de uma sopa bem grossa. Vale a pena experimentar, para mim serve como refeição completa!

No que diz respeito a frutas, existem as tropicais que tão bem conhecemos e outras duas bem características do destino, que são o mangostão e o safú. Dependendo da época do ano também poderá desfrutar do famoso cacau. 

Existem muitos outros passeios, outras aventuras e outros sabores que poderá apreciar. Vá e partilhe connosco a sua experiência!

Boa viagem!

Quer saber mais sobre viajar para São Tomé e Príncipe?

anabela fonseca

Nós Entramos em Contato Consigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Registe a Nossa Newsletter

Recebe Novidades e Promoções

Mais Sugestões

Viagens

Safari em África

Safari em África – Uma viagem de sonho.

Conteúdos Artigo

Tem Uma Ideia Diferente?

Fale Connosco Nós Realizamos A Sua Experiência

Viagens e Excursões
Olá, podemos ajudar?