Havana onde se hospedar
Viajámos com destino a Havana e ficámos por lá 4 noites. Decidimos dedicar algum tempo a Havana, pois queríamos conhecer a capital da ilha, de fio a pavio, e conhecer todas as histórias que a cidade tinha para contar. Deixamos alguns dos hotéis em Havana Cuba onde se hospedar.
Tryp Habana Libre
Ficámos hospedados no Tryp Habana Libre, um dos edifícios mais altos da cidade e um marco na história de Cuba, pois este foi o hotel utilizado como quartel general na revolução cubana. Ainda hoje quem pretender pode marcar uma visita à suite 2324 – o famoso quarto que Fidel Castro ocupou.
Este hotel foi inaugurado em 1958 como o mais moderno hotel do país, na altura como Hilton Habana Libre, recebeu o próprio empresário – Conrad Hilton na sua inauguração. Ironicamente, menos de um ano depois mais precisamente a 8 janeiro 1959, a sua história começou a ser alterada, quando Fidel Castro consegue alcançar Havana e aqui se instala.
Com a mudança de regime, o hotel manteve-se nas mãos do grupo Hilton apenas mais dois anos. As relações entre os Estados Unidos e Cuba pioraram substancialmente, forçando à nacionalização de todos os hotéis norte-americanos em território cubano. É aqui que o Hotel Hilton passa a ser chamado apenas de Habana Libre.
Em 1996, o hotel passou a ser gerido pela cadeia de hotéis espanhola Melia, que o colocou dentro da sua marca Tryp, sendo atualmente conhecido com Tryp Habana Libre. Este hotel não está localizado no centro histórico da cidade, mas rapidamente o alcançamos.
Hotel Nacional de Cuba
Outro dos hotéis emblemáticos em Havana é o Nacional de Cuba, recomendo a visita. O Hotel Nacional de Cuba é mais do que um hotel cheio de charme, para mim é um verdadeiro museu. Este hotel, preserva a memória de tempos de guerra, com a Bateria de Santa Clara, onde encontra a exposição sobre a Crise dos Mísseis de 1962 e o início do bloqueio.
Tem também o seu famoso bar, onde encontrará fotografias de variadíssimas personalidades que se hospedaram lá, tal como, Frank Sinatra, Alexander Flemming, Ava Gardner, Churchill, Jorge Negrete, etc..
Pode visitar o hotel, usufruir do seu famoso bar e/ou esplanada, dos restaurantes, pois a entrada é livre a todos os que o quiserem conhecer.
Onde ficar em Havana
Em Havana existem inúmeras opções de alojamento, mas na hora de escolher onde ficar em Havana, quero deixar bem claro que o padrão de qualidade e serviço de um hotel 5* em Cuba não é comparável a um 5* na Europa.
Havana é uma cidade carregada de história e cada canto tem alguma coisa para contar. É também uma cidade presa no tempo. Confesso que é um dos destinos que mais controversa gera, ou se adora, ou gera alguma desilusão, mas não deixa ninguém indiferente.