Gastronomia de Aveiro
Aveiro é conhecida pelos doces, mas não só de doces vive esta cidade.
Tendo uma das primeiras empresas de seca ao sol de bacalhau em Portugal, Aveiro iniciou-se na confeção de especialidades de bacalhau e de marisco, com um notável porto de pesca na sua costa. Podemos encontrar a Caldeirada de Enguias e a de Petinga, as enguias de escabeche, a raia em molho pitau e as Espetadas de Mexilhão.
Sugestão Carnes
Quanto às carnes, prove que não se arrependerá, o suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o estaladiço leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns apetitosos rojões.
Para mim depois destas iguarias, segue-se a obrigatória sobremesa e aqui as escolhas são mais que muitas! Chego a “perder-me” com tanta variedade.
Ovos Moles
Os típicos ovos moles são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca. Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, regueifa, barrigas de freira, cavacas e claro as famosas Tripas (hoje em dia podem ser recheadas com os mais variados recheios – com ovos-moles, leite condensado, chocolate ou compotas, etc…).
História do Zé da Tripa
Para terminar, deixo-vos ficar a história do Zé da Tripa!
Confeciona bolachas e tripas, mas à moda de Aveiro. José Oliveira, mais conhecido por Zé da Tripa, e a mulher, Maria do Carmo, são quem faz as delícias dos aveirenses e de gulosos de passagem, a Bolacha Americana e a Tripa, doces já considerados tradicionais portugueses. Confecionam a massa a partir de ingredientes 100% naturais – farinha, ovos, açúcar e “mais um segredo que não revelam”
Tudo começou há cerca de 70 anos, na Costa Nova, com a família de Maria do Carmo que produzia e vendia as Bolachas Americanas numa barraquinha situada na marginal da ria e também pelas praias do concelho de Ílhavo, transportadas em latas enormes suspensas por cintas de colocar às costas.
Eu escolho as tripas e vocês?
Bon appétit!
Aveiro Gastronomia
Aveiro e Costa Nova
From 170.00€
Dia 7 Março 2020 | 2 Dias / 1 Noite
Estou sentada a organizar este nosso passeio e estou a ficar super entusiasmada com esta cidade. Sabiam que Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa”? A cidade deixa-se dominar tranquilamente pela Ria de Aveiro, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.
Descrição
DIA 1. LISBOA (Parque das Nações) – AVEIRO
Aveiro e Costa Nova
Partida do lugar de origem, paragem pelo caminho para pequeno almoço (livre).
Chegada ao hotel para almoço de Boas Vindas. Pela tarde visitaremos Aveiro, denominada como a “Veneza de Portugal” pelos seus canais que atravessam o centro da cidade, o que atribui à cidade grande beleza, em conjunto com o bairro velho de Beira Mar, onde se conservam as tradicionais casas e os armazéns de sal da Ria.
Seguiremos em passeio de barco moliceiro pela Ria. Retorno ao hotel para jantar, bailarico e alojamento.
DIA 2. FÁBRICA DE PORCELANA DA VISTA ALEGRE (ÍLHAVO) / COSTA NOVA – LISBOA (Parque das Nações)
Pequeno-almoço. Visita orientada à Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Acompanhando o circuito produtivo promove-se o contacto com a realidade fabril de uma empresa centenária.
Seguido de um saboroso almoço. Após o almoço, visita à Costa Nova de Aveiro, de tradicional encanto e onde muitas famílias portuguesas antigamente passavam as suas férias de verão.
Não podemos deixar de visitar a Barra, especialmente o seu paredão do sec. XIX e o seu farol centenário. Admire as famosas casinhas às riscas, de cores vivas e alegres. Em horário a definir, regressamos a LISBOA (Parque das
Nações).
O PREÇO INCLUI
Autocarro e excursões segundo o itinerário
1 noites em Hotel 3* em Aveiro
- Regime Pensão completa no hotel
- Água e vinho incluídos às refeições
- Almoço em restaurante em Costa Nova
- Passeio em Barco moliceiro
- Visita à Fábrica de Porcelana
- Guia acompanhante durante o circuito
- Seguro de viagem
NOTA: A ordem das excursões pode ser modificada sem afetar seu conteúdo.
PROGRAMA PARA UM MÍNIMO DE 20 PARTICIPANTES
Informação adicional
Tipo Pagamento | Pagamento Total, Pagamento Total Suplemento Single, Reserva |
---|
Avaliações
Ainda não existem avaliações.