Seguro de Viagem para Cuba
Em janeiro de 2016 rumámos para a ilha caribenha de Cuba, com imensa curiosidade em conhecer toda a sua história e desfrutar das suas belas praias. Viagem a Cuba conselhos para desfrutar de uma inesquecível viagem.
Uma nota que considero bastante importante e quero já partilhar convosco é o facto de ser obrigatório viajar com seguro de viagem para Cuba.
No meu caso, incluo sempre que viajo pois não é pelo seu valor que viajo ou não e pode ajudar bastante em caso de necessidade. Sendo que o principal objetivo é fazê-lo e não o utilizar.
Precisa de visto para ir a Cuba
Também é necessário e imprescindível, precisa de um visto para ir a Cuba, um visto de entrada no pais de acordo com as atividades a realizar (turismo) e por um tempo de duração que cubra a totalidade da sua estada.
Qual a moeda em Cuba?
Uma particularidade do país é o facto de existirem 2 moedas para as transações que se realizam localmente. Uma é utlizada pelos cubanos e a outra pelos turistas, cada uma com o seu valor e definição.
– CUP, Peso cubano também chamado de “moneda nacional” utilizada pelos cubanos.
– CUC, utilizada pelos turistas e chamado de “peso cubano convertível”;
Atualmente têm um valor fixo de 1 CUC =25 CUP.
À chegada ao aeroporto de Havana existem diversas casas de cambio (CADECA) onde poderá trocar o seu dinheiro por CUC, pois tudo o que pretender adquirir deverá ser pago com esta moeda.
Usar Cartões de crédito em Cuba
Ainda relativamente a formas de pagamento, perguntam-me bastantes vezes se é fácil o uso de cartões de crédito. Costumo dizer para esquecerem os cartões nas viagens a Cuba e levarem em dinheiro tudo o que pretenderem gastar.
Uma viagem a Cuba é uma viagem ao passado, pelo que tem de estar preparados para isso. Não estou com isto a dizer que não existem máquinas para cartões, mas são reduzidas e os processos são morosos.
Eu levei cartão de crédito e com ele paguei uma excursão num hotel em Varadero e foi uma experiência longa e de muita paciência. Recordam-se das máquinas manuais para leitura de cartões de crédito?
Talvez muitos de vocês não se lembrem. Eram aquelas máquinas onde se passava o cartão sobre um papel duplicado, escrevia-se o valor a pagamento, o cliente assinava, recebia o seu recibo e seguia caminho.
Neste caso, para além da tradicional máquina e das burocracias associadas, fomos informados que teríamos de aguardar pela autorização do banco. A senhora que nos atendeu, lá fez a ligação para pedir a autorização e ali tivemos a aguardar mais de 45 minutos. Mas a operação foi finalizada com sucesso!
Cuba é um país bastante seguro, pelo que não se preocupem em ter uma grande quantidade de dinheiro convosco. Levem dinheiro e poupem muito tempo!
Melhor altura para visitar Cuba
Como na maioria dos países tropicais, ao longo do ano o clima em Cuba não varia muito. Na ilha, a divisão climática é feita somente em duas estações: o período seco e o chuvoso.
Diria que a melhor altura para visitar Cuba vai de Novembro a Abril.
É nestes meses que, por norma, a chuva desaparece e as temperaturas também tendem a baixar, tornando o clima mais ameno. Acabamos por chamar este período de estação seca.
Mas em Portugal e devido ao nosso período de férias de verão, os voos diretos para Varadero e Cayo Coco operam apenas de Junho a Setembro e aqui, por norma, os preços são mais apelativos e as temperaturas mantêm-se ótimas para banhos de mar.
Divirtam-se e boa viagem!
Gostou do artigo “Viagem a Cuba conselhos“. Deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante.