Testemunhos femininos em viagem para celebrar o dia da Mulher!
Este domingo 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, pelo que eu a Irina decidimos escrever para as mulheres, mais concretamente para mulheres apaixonadas por viagens. Decidimos partilhar vários pontos de vista de mulheres em viagem!
Este é um dia especialmente importante que deve continuar a ser comemorado, pois marca a luta por direitos iguais, que em tantos lugares do mundo ainda está longe de ser uma realidade. Vamos continuar a lutar e a marcar este dia de forma especial.
Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros “dias das mulheres” que surgiram no
mundo, ela começaria possivelmente com a grande marcha das mulheres realizada a 26 de
fevereiro de 1909, em Nova York.
Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições
de trabalho, na época, as jornadas para elas poderiam chegar a 16h por dia, seis dias por semana e, muitas vezes incluíam também os domingos. Ali teria sido celebrado pela primeira vez o “Dia Nacional da Mulher” americano.
Enquanto isso, também crescia na Europa o movimento feminino nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das
Mulheres Socialistas – a criação de uma jornada de manifestações.
Na Rússia, em 1917, milhares de mulheres foram para as ruas marchar contra a fome e guerra, a ação delas foi o pontapé inicial para a revolução russa e também deu origem ao Dia internacional da Mulher.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século XX.
E como se reflete isso no mundo das viagens? Será que nos sentimos seguras ao viajarmos sozinhas? É comum ver mulheres a viajar sozinhas?
Pedimos a umas amigas para partilharem connosco se gostam de viajar sozinhas, se preferem viajar acompanhadas, se gostam de organizar viagens só para mulheres, para onde iriam, qual a próxima viagem, etc….