No passado dia 7 de março rumámos para um fim de semana em Aveiro.
O Melhor de Aveiro numa excursão de dois dias
Às 08:00 de sábado 7 março já todo o grupo que partia do Parque da Nações estava a entrar no autocarro para arrancarmos com destino a Samora Correia, onde nos esperava o segundo grupo
Por volta das 08:50, as nossas companheiras de viagem juntavam-se a nós numa enorme alegria matinal. Já com o grupo completo seguimos viagem até à cidade de Aveiro.
Chegada a Aveiro
A nossa chegada a Aveiro deu-se por volta das 12:30 e a vontade de seguir diretamente para o nosso almoço fazia-se sentir junto de todos os participantes. Assim foi, o almoço estava previsto no nosso hotel (Hotel Imperial 3*) e seguimos diretamente para o seu restaurante e ali desfrutámos de uma boa refeição com todo o tempo e calma merecidos.
Passeio de Moliceiro
Às 16h00 estava previsto o passeio de barco moliceiro, pelo que depois do almoço fizemos check-in, cada um instalou-se no seu respetivo quarto e seguimos para o tão esperado passeio de barco moliceiro.
O passeio de barco moliceiro teve a duração aproximada de uma hora e foi uma verdadeira animação. Foram abordados diversos temas sobre a cidade com destaque para a instalação das comportas de forma a manusear o nível elevado da água nos canais citadinos da Ria. Apreciamos os pontos de interesse turístico e edifícios emblemáticos.
Os canais da Ria de Aveiro
Quem hoje em dia aprecia os canais da Ria de Aveiro, sobretudo o Canal Central, nem imagina a importância desta obra, pois em tempos, com a maré baixa, o lixo presente ficava visível e o cheiro era nauseabundo. Desde a inauguração das comportas, os canais que atravessam a cidade passaram a ser um motivo de orgulho da cidade.
Durante o nosso passeio, deparámo-nos com a Antiga Fábrica Jeronymo Pereira Campos atualmente considerada um dos melhores exemplares de arquitetura industrial, em barro vermelho, do século XX. Hoje em dia, esta antiga fábrica funciona como centro de congressos, conferências e espetáculos da região.
Ponte dos laços
Também passámos por baixo da famosa ponte dos namorados que em Aveiro está coberta de fitas ao invés dos comuns cadeados. São leves e alegres, alternativa aos pesados “cadeados do amor” , que já condenaram algumas pontes europeias.
Durante este passeio, a nossa guia do barco chamou-nos à atenção para umas estátuas que víamos numa das margens, mas ninguém sabia exatamente do que se tratava! Rapidamente fomos esclarecidos e percebemos que as estátuas eram uma homenagem ao melhor doce da região – os famosos ovos moles.
Degustação e prova de vinho da Bairrada
Depois deste agradável passeio, seguimos para uma prova de vinho da Bairrada, com degustação de alguns queijos. Era mesmo o que estávamos a precisar para repor energias, o passeio de moliceiro abriu o apetite.
Passeio livre por Aveiro
Antes de regressarmos ao hotel, cada um desfrutou do tempo livre que dispúnhamos da melhor forma. Parte do grupo quis assistir à missa que se realizava naquele momento e o nosso guia Frederico acompanhou as nossas meninas para um momento religioso.
As nossas queridas Maria do Céu e Lúcia preferiram uma incursão pelas receitas e sabores dos ovos moles. Aqui para nós, os ovos moles fazem as delícias de todos. Hoje brindei o resto da equipa com uns mimos chamados Ovos Moles de Aveiro. Não podia voltar de Aveiro sem trazer umas quantas caixas.
Juntamo-nos novamente às 20h para o nosso jantar de grupo que terminaria com um pequeno bailarico. O bailarico foi bem curto, pois já nos faltava energia! O dia tinha sido longo!
Seguiu-se o descanso do guerreiro!
Excursão a Aveiro 2º Dia
No domingo foi dia da Mulher, pelo que comecei o dia com um pequeno gesto de carinho para com as nossas participantes femininas. Todas receberam uma gerbera para assinalar este dia e seguimos caminho para a famosa Fábrica de Porcelana da Vista Alegre.
Visita Fábrica de Porcelama Vista Alegre
Aqui toda a visita foi guiada pelo nosso guia Frederico que de forma muito objetiva e clara nos contou a história e curiosidades desta fábrica mundialmente conhecida. No final seguimos para a loja da fábrica, que fez a alegria de algumas participantes. Afinal um serviço Vista Alegre tem sempre o seu charme.
No dia de domingo não fomos brindados com um dia de sol, mas tivemos a sorte de evitar a chuva sempre que tínhamos de estar em lugares ao ar livre.
Tarde passada na Costa Nova
O almoço foi na Gafanha da Nazaré de forma a conhecermos o famoso Farol da Barra. A tarde foi passada na Costa Nova para conhecermos as casas típicas deste local, antigas casas de pescadores que estão atualmente requalificadas.
O nosso fim de semana em Aveiro já estava a terminar e seguia-se a viagem de regresso a casa.
Obrigada a todos pela presença e pelo espírito divertido e de boa disposição que marcou todo o fim de semana!
Muito obrigada a cada um de vocês:
Alice, Amélia, Maria do Céu, Maria Augusta, Mariete, Maria de Jesus, Irene, Maria Adelaide, Fátima, Paula, Beatriz, Maria José, Umbelina, Isabel Lopes, Lúcia, Maria Odete, Maria João e família, Odília, João, Maria do Carmo, Carlos, Isabel Sapata, Lídia, Frederico, Victor, Hugo e Gabriela.