Caminho de Santiago - Chegada a Ferrol (Dia 1)
Arrisco a dizer que o primeiro dia de viagem, é o mais cansativo, a fazer o Caminho de Santiago sozinho.
Foram mais de 12 horas de viagem em autocarro, confesso que cheguei de rastos a Ferrol! Acredito profundamente que os mais de 100 kms a pé, que tenho pela frente, serão bem mais fáceis de fazer!
Com tanto tempo livre, no qual me mantive sentado (como sabem, muito me custa) e pensativo, decidi partilhar convosco um pouco dos meus pensamentos!
Ferrol Espanha
Ferrol é um município espanhol situado no noroeste da Galiza, localizando-se a cerca de 50 quilómetros da capital provincial, Corunha. A área à sua volta e pela qual se espalha a sua influência é denominada Trasancos ou Ferrolterra, englobando vários concelhos vizinhos.
Segundo dados de 2013, terá cerca de 190.000 habitantes (area metropolitana) e 69.000 habitantes (cidade) e densidade populacional de 936,03 hab/km². O município abrange uma área de 81,9 km².
O Caminho Inglês tem duas alternativas na Galiza: o itinerário de Corunha é mais curto, 73 km do que o que parte de Ferrol 112 km. Ambos, cheios de atrações e história, se reúnem no meio do caminho, na cidade de Bruma , onde continuam juntos nos últimos 40 km até Compostela.
Importância da Família
Como sabem, lá em casa somos 4, o meu filho mais velho vai entrar para uma escola nova, é um miúdo inteligente, equilibrado e tranquilo, estamos todos entusiasmado com esta nova fase. Está a crescer a olhos vistos e ajuda no crescimento do mais novo, é lindo de se ver! A relação dele com o irmão e com a Anabela é maravilhosa!
O Lourenço está quase a fazer 3 anos e é o reguila lá de casa. Está sempre pronto para uma boa gargalhada e para comer, comer uma das suas prioridades! Vê-lo gritar “Xixica” (Benfica) de braços no ar é um daqueles momentos 😉
A Anabela é mesmo a mulher para mim e faz de mim o melhor homem do mundo! Sou grato por cada dia que temos juntos!
Foi com isto em mente e com uma enorme vontade de passarmos mais tempo juntos que criámos a APDF. Programa de exercício físico vocacionado para as famílias.
Mãe, Ana, sobrinhos, Nuno, está tudo ok!
Mantemos-nos o contacto.
Passadas várias horas, mais precisamente, 14 horas cheguei a Ferrol.
Como fui o último a sair do autocarro, o motorista deixou-me á porta do albergue.
Aqui fica o meu muito obrigado!
Porque fazer o caminho de Santiago?
Pai…. É por ele, maioritariamente por ele, que faço o caminho… Não percebo este final…. Deitado desde janeiro, sem falar e sem se mexer… espero que tenha paz brevemente… Este é o meu pedido especial!
Caminho de Santiago Português 2020
Gostava de vos convidar a ter a mesma experiência que eu tive, sentir aquilo que eu senti
O Caminho de Santiago é para mim uma experiência única que vale a pena fazer, porque vamos descobrir-nos a nós próprios. Eu costumo fazer o Caminho de Santiago, arranco sempre sozinho, mas nunca estou em solidão. Gostava de vos convidar, a ter a mesma experiência que eu tive, sentir aquilo que eu senti.
O sorriso na chegada é algo inesquecível mas o mais importante é os sentimentos no caminho, os sentimentos no caminho é que nos fazem, parecer que o tempo tem outro valor, parece que o tempo passa de outra forma, e a partilha que nós temos com os outros peregrinos é algo único, são amizades que numa hora representam uma vida inteira.
Estão convidados a vir Comigo, não vai ser fácil, porque não é uma visita turística, é um caminho, uma Peregrinação.