O primeiro momento de todos do Caminho de Santiago
Sé de Lisboa
A Sé de Lisboa, ou Igreja de Santa Maria Maior, localiza-se na cidade do mesmo nome, em Portugal. É a sede do Patriarcado de Lisboa e da Paróquia da Sé. A sua construção teve início na segunda metade do século XII, após a conquista da cidade aos Mouros por D. Afonso Henriques, e apresenta-se hoje como uma mistura de estilos arquitetônicos. É classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Outros locais onde pode obter a Credencial do Peregrino
- Basílica dos Mártires em Lisboa
- Associação Portuguesa dos Amigos de Apóstolo Santiago – APAAS em Lisboa
- Sé Catedral do Porto
- Associação Espaço Jacobeus (Confraria de São Tiago) nas suas Delegações de Amarante, Barcelos, Braga, Fátima, Fafe, Guimarães, Porto, Oliveira de Azeméis, Lamego e Açores ou online através do seu site.
- Em vários Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho (recomendamos contactar os mesmos de antemão pois o stock das credenciais é muito variável)
Como obter a Compostela?
Para obter a Compostela o peregrino tem obrigatoriamente de percorrer, pelo menos, os últimos 100 quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, no caso dos peregrinos que sigam a pé ou a cavalo, ou 200 quilómetros no caso de seguirem de bicicleta.
Para comprovar que a distância foi efetivamente percorrida, a Oficina do Peregrino de Santiago exige que a Credencial do Peregrino seja carimbada pelo menos duas vezes ao dia. Pode carimbar a mesma em imensos locais ao longo do caminho como sejam os albergues de peregrinos, os hotéis, as igrejas, as câmaras municipais, os postos da Guardia Civil e os cafés e restaurantes.
Uma vez chegado a Santiago basta deslocar-se à Oficina do Peregrino e apresentar a credencial devidamente carimbada. A credencial do peregrino levará o seu último carimbo, certificando a data de chegada a Santiago
O momento zero do Camiño
É o primeiro Momento, o momento zero do Camiño. Este caminho é especial porque vou com uma motivação diferente, mas disso vamos falar durante o caminho. E já agora juntem-se ao movimento Juntos pelo Sorraia que é um movimento que nós criamos para salvar o Rio Sorraia.