Porquê o caminho de Santiago de Compostela?
Que caminho de Santiago escolher? Uma peregrinação a Santiago de Compostela é sem dúvida muito mais do que uma simples caminhada e por diversas razões, a primeira está na motivação, energia e na espiritualidade dos caminhos de Santiago, e estas só as sente quem os fez em plenitude…
Que Caminho de Santiago fazer?
Tomada a decisão de se realizar o Caminho de Santiago, existe a necessidade de o começar a preparar e existem muitas questões, bem para além do aspecto físico, que também é muito importante. Talvez a primeira questão seja: Que Caminho de Santiago fazer?
É muito interessante observar as estatísticas que a oficina do peregrino nos apresenta sobre os Caminhos de Santiago no que diz respeito aos caminhos escolhidos no ano de 2108.
Podemos verificar que o Caminho se Santiago Português é o segundo mais escolhido pelos peregrinos, ainda longe do Caminho Santiago Francês que é o mais conhecido e aquele que mais fama deu aos Caminhos de Santiago.
Estatística 2018 – Número de peregrinos por Caminho
Onde começa o caminho de Santiago?
No passado, não existia a possibilidade de escolher o local de partida, certamente a partida era feita da casa de cada peregrino, a peregrinação iniciava-se na igreja da sua vila.
Hoje tudo se alterou, desde logo as motivações para a peregrinação já não são estritamente religiosas, conforme informação da oficina do peregrino.
Estatísticas 2018 – Motivo da Peregrinação
Atualmente e com os recursos existentes temos a oportunidade de escolher o local de partida consoante as nossas aspirações, motivações e disponibilidades. No meu caso, e como não consigo passar mais do que uma semana afastado da família, existe logo um grande filtro em relação a que caminho a escolher.
Caminhos de Santiago com distâncias muito longas
O Caminho Santiago Francês, a via de la plata, o caminho do norte são caminhos com distâncias muito longas que requerem tempo e disponibilidade que a família ainda não tem, aliás esses são caminhos que a família quer fazer junta quando os mais pequenos já tiverem disponibilidade física que lhes permita.
Sendo assim, quando vamos decidir que Caminho escolher, convém elaborar um plano. Em primeiro lugar, quantos dias temos disponíveis para o caminho, em segundo lugar (e aqui convém ser o mais sincero possível connosco) quantos km pensamos ser capazes de fazer por dia, isto porque cada caminho pode ter opções de etapas diferentes.
A próxima Peregrinação que irei fazer será de dia 7 a 13 de junho, destes dias terá que retirar um dia para a ida em transportes e outra para a vinda também em transportes.
O caminho de Santiago que escolhi
Escolhi o Caminho Inglês, porque consigo chegar ao local de partida em apenas um dia, através da utilização do autocarro que sai de Lisboa, Parque das Nações e vai direto a Ferrol, local de inicio do Caminho Inglês.
Planificação de viagem Lisboa-Ferrol 2019
Depois o Caminho Inglês não é um dos que tem mais peregrinos e isso é um aspecto muito importante, pois vou fazer a peregrinação ainda no verão e apesar de ser em junho, os caminhos ainda terão bastantes peregrinos, facto que faz com que as vagas nos albergues não estejam seguras.
Planificação das etapas do Caminho Inglês
No que diz respeito à planificação das etapas, o mesmo caminho pode perfeitamente ter vários planos de etapas, apresento as várias propostas para o Caminho Inglês, o meu plano é fazer o caminho em 5 dias, com um dia para ajustes de etapas.
Diferentes Rotas para o Caminho Inglês
Para aqueles que vão fazer o Caminho Português deixo aqui uma proposta de etapas, juntamente com os albergues disponíveis.
Etapas e albergues do Camiño Português
BUEN CAMIÑO PARA TODOS!!!
Caminho de Santiago Português (Cancelada)
From 40.00€
De 7 a 13 Junho 2020, aproveitando o dia de Camões, vamos realizar o Caminho de Santiago Português.
Junte-se a nós nesta peregrinação única e cheia de emoções.
Gostava de vos convidar a ter a mesma experiência que eu tive, sentir aquilo que eu senti
O Caminho de Santiago é para mim uma experiência única que vale a pena fazer, porque vamos descobrir-nos a nós próprios. Eu costumo fazer o Caminho de Santiago, arranco sempre sozinho, mas nunca estou em solidão. Gostava de vos convidar, a ter a mesma experiência que eu tive, sentir aquilo que eu senti.
O sorriso na chegada é algo inesquecível mas o mais importante é os sentimentos no caminho, os sentimentos no caminho é que nos fazem, parecer que o tempo tem outro valor, parece que o tempo passa de outra forma, e a partilha que nós temos com os outros peregrinos é algo único, são amizades que numa hora representam uma vida inteira.
Estão convidados a vir Comigo, não vai ser fácil, porque não é uma visita turística, é um caminho, uma Peregrinação.
Descrição
Caminho de Santiago Português
DIA 2- 8 JUNHO 2020 – VALENÇA / PORRINO
22 KMS – 7HOO*
DIA 3 – 9 JUNHO 2020 – PORRIÑO / REDONDELA
17 KMS – 5H30*
DIA 4 – 10 JUNHO 2020 – REDONDELA / PONTEVEDRA
21 KMS – 6H30*
DIA 5 – 11 JUNHO 2020 – PONTEVEDRA / CALDAS
DE REI
23 KMS – 6H30*
DIA 6 – 12 JUNHO 2020 – CALDAS DE REI /
PADRÓN
19 KMS – 6H00*
DIA 6 – 13 JUNHO 2020 – PADRÓN / SANTIAGO
26 KMS – 7H30*
* DURAÇÃO PREVISTA DA CAMINHADA | PROGRAMA PARA UM MÍNIMO DE 8 PARTICIPANTES.
O PREÇO INCLUI:
– 6 noites de alojamento em albergue / hostel – quarto partilhado;
– Técnico de percursos pedestres durante toda a atividade (24h por dia);
– Jantar em Valença no dia de chegada;
– Seguro.
O PREÇO NÃO INCLUI:
– Transporte até Valença do Minho
– Transporte de Santiago de Compostela até ao seu local de destino
– Todas as refeições não mencionadas no “preço inclui”.
– Outros não especificamente descritos como incluídos
As Caminhadas é uma das minhas atividades preferidas, contudo existe um tipo de caminhada que os pequenos tesouros ainda não podem, nem conseguem fazer, são as grandes peregrinações, mais concretamente o Camiño de Santiago.
Vamos falar sobre a motivação que me leva a fazer o Caminho de Santiago Compostela.
Porque lo hiciste? Religioso, desportivo o espiritual?
Ouvimos esta pergunta quando chegamos a Compostela, após várias horas de espera….e a sua resposta é a grande diferença que existe entre o Caminho de Santiago e todos os outros que eu conheço.
No meu caso, existe uma motivação muito espiritual, desportiva e também um pouco religiosa, mas acima de tudo, a partilha de experiências com outros peregrinos é única, o contacto permanente com a natureza dá-nos a energia que tanto precisamos para alimentar a nossa felicidade, essas são as minhas maiores motivações.
No final do Caminho de Santiago existe um documento que pode ser solicitado nos serviços de apoio ao peregrino, que autentifica a peregrinação feita. Nesse documento é descrito o nome do peregrino, a data da peregrinação e qual a motivação que o levou a fazer a peregrinação.
Informação adicional
Tipo de Pagamento | Pagamento Total, Reserva |
---|
Avaliações
Ainda não existem avaliações.