Caminho de Santiago- Ferrol a Pontedeume -28 KMS – 05H51- DIA 2)
A saída de Ferrol, onde começa o Caminho de Santiago, não é simples, as cidades obrigam-nos a estar sempre atentos e Ferrol não foge à regra. A somar a esta questão, na fase inicial destas caminhadas o meu cérebro ainda não está plenamente no Caminho, pelo que tive um período de adaptação.
Nos primeiros kms deste percurso, onde começa o Caminho de Santiago, a água da ria de Ferrol é uma constante, tornando a caminhada lindíssima.
Cruzei-me com poucos peregrinos, este foi um caminho bem solitário.
O percurso é difícil com bastantes desníveis mas muito bem marcado. Parte do caminho é em alcatrão, mas em alguns kms somos presenteados pela natureza, com inúmeros bosques.
Etapas Caminho de Santiago
Considerei a primeira etapa caminho de Santiago acessível apesar de longa.
A chegada a Pontedeume é gratificante, a presença da água, de pontes e bancos torna o cenário muito agradável.
Albergues Caminho de Santiago
O meu albergue marca pontos pela localização e beleza, mas a minha chegada às 14h10 não correu da melhor forma. Para dar entrada é necessário deslocarmos-nos a uma torre medieval ali próxima, mas tinha encerrado às 14h00 e só voltaria a abrir às 16h30, 02h30m de espera, depois de 28kms caminhados não é agradável, mas faz parte e temos de aceitar.
Informam-me que só restam três camas pelo que não posso distrair-me. Ocupo uma delas, as restantes são ocupadas por duas italianas e esgotado! Um casal de portugueses e um espanhol tiveram de procurar a sua sorte noutro local.
Ao fim do dia, toquei didgeridoo e jantei com uma vista brutal sobre a ria!
E agora resta-me descansar, pois amanhã há mais… mais 20kms!