fbpx

Ilha do Malagueiro, com todo o seu esplendor

Caminhada Ilha do Malagueiro

Durante o fim de semana, 5 e 6 Junho, quero partilhar convosco a beleza da terra onde nasci e cresci. Sim, vamos viajar por Portugal, mais concretamente pelo Ribatejo.
Sou natural de Benavente e hoje quero-vos falar de vários locais aqui perto, mas vamos começar pela mágica ilha do Malagueiro.

Ilha do Malagueiro e a sua beleza natural

Este local onde cresci, para além da sua enorme beleza natural, está repleto de uma energia tão boa que nos deixa completamente em paz. Adoro caminhar e perder-me por este local. Gosto de começar as minhas caminhadas no Convento de Jericó, este provavelmente é diferente de todos os conventos que já puderam ter a oporunidade de conhecer, pois aqui apenas lhe restam os muros e uma pequena, mas muito especial capela dedicada à fé do São Baco. Ainda hoje em dia, todas as quartas feiras, a capela está aberta ao público, e muitas são as pessoas que se deslocam ao Convento para terem o seu momento de paz e tranquilidade.
Nesta minha caminhada entro na lezíria, e aí aprecio a beleza que o Tejo nos oferece, depois sigo por um pequeno valado, com cerca de 2 metros de elevação que acompanha o rio durante cerca de 3km e me possibilita ter uma paisagem simplesmente deslumbrante deste tão importante rio.

Ilha do Malagueiro, com todo o seu esplendor

No final deste valado, aparece a Ilha do Malagueiro, com todo o seu esplendor. Este é um local que apenas visitando se pode realmente ter a noção da sua beleza. A passagem para dentro da ilha é logo muito especial, pois existe um dique feito de pedra que quando a maré está vazia funciona como ponte e permite que assim se consiga entrar dentro da ilha, pelo que a entrada na ilha só é permitida à maré vazia.
Lembro-me quando era muito pequeno e não existia este dique, a passagem era feita de barco a remos através dos antigos barcos do tejo. Nessa altura, habitava na casa da ilha, um casal, o Sr. Jorge e a Sra. Maria que cuidavam da ilha e conduziam o barco para podermos passar. Aventuras da minha infância, que recordações maravilhosas!

Nesta ilha pastam várias dezenas de cavalos em estado selvagem, que nos brindam com imagens dignas de quadros.

Na ilha temos acesso a um tipo de paisagem que praticamente já não existe nos dias que correm, pois aqui, a intervenção humana é minima e existem muitos locais onde simplesmente não se consegue aceder por causa do tipo de solo. Lembro que esta ilha tem cerca de 120 hectares que equivalem ao tamanho de 120 campos de futebol, é enorme. O local é mesmo mágico, partilho convosco algumas fotografias que não fazem jus à beleza real desta ilha. Devido ao facto desta ilha ser privada, não existe outra forma de a visitar, sendo esta uma ocasião única para o fazer. Convidamo-lo assim a vir connosco e visitar este pequeno paraíso às portas de Lisboa onde ainda existem manadas de cavalos em estado selvagem, um verdadeiro tesouro.

Caminhada e Canoagem pela Lezíria do Tejo

From 30.00

Fim de semana com Caminhada e Canoagem pela Lezíria do Tejo

Programa a realizar 3 a 4 Outubro 2020.

Opções de Pagamento 

Pagamento Total

Preço quarto duplo (2 pessoas) – 260 eur
Preço quarto single (1 pessoa) – 155 eur

Pagamento Parcial*

Quarto duplo – 60 Eur
Quarto single – 30 Eur

* Se optar por pagamento parcial deverá proceder ao pagamento final até 19 Setembro 2020

____________

Para outras opções de alojamento fale connosco!

 

 

REF: n.d. Categoria:

Descrição

Sábado

Chegada por meios próprios – ponto de encontro às 09:30.

Começaremos este magnifico fim de semana com a visita ao Convento de Jericó – pequena capela dedicada a São Baco localizada no que resta de um antigo convento de Frades Franciscanos.

Partindo do Convento de Jericó, este passeio de cerca de 9 kms, levar-nos-á até uma ilha no Tejo, onde teremos a possibilidade de conhecer uma das grandes belezas naturais a cerca de meia hora de Lisboa.  Desfrutaremos de toda a envolvência e da presença de cavalos em estado selvagem e onde a fauna e a flora têm condições únicas para se desenvolverem.

Esta caminhada é fácil e sem altimetria – Duração aproximada – 3 horas.

Almoço em restaurante local

Durante a tarde, embarcaremos numa aventura de canoa em águas calmas junto ao Tejo. Este passeio de canoa vai levá-lo a contactar com a natureza, recantos mágicos, lugares únicos, árvores e plantas sem fim, aves das mais diversas espécies.

Partida pelos próprios meios para o hotel Benavente Vila – check-in, jantar no hotel e alojamento.

Domingo

Pequeno almoço e check-out

Saída do hotel em hora a combinar localmente, para a caminhada da Rota das Lezírias.

A Rota das Lezírias é uma pequena rota pedestre, que se destaca pelo seu caracter natural e rural, marcado pela água que lhe concede uma paisagem diversificada e dinâmica. Parte do caminho é realizado nos valados dos rios Almansor e Sorraia que protegem as terras agrícolas das cheias sazonais, e o canal de rega do Vale do Sorraia está presente em grande parte da rota.

Esta caminhada de 20Kms é fácil por não ter altimetria e terá a duração aproximada de 5h30. Acessível a todos aqueles que, mesmo não tendo grande preparação física, estão de boa saúde física e estão habituados a caminhar estas distâncias.

Chegada e almoço em restaurante local.

Tarde livre

Preço inclui:

– Programa de acordo com o itinerário;

– 2 Caminhadas;

– 1 passeio de canoa;

– 1 noite de alojamento no Hotel Benavente Vila 3* ( https://www.benaventevilahotel.pt/) em regime de meia pensão (pequeno almoço e jantar) – inclui bebidas;

2 almoços em restaurantes locais;

– Acompanhamento de técnico especializado durante todas as atividades;

– Seguro.

Preço não inclui:

– Transporte ida e volta;

– Transporte até ao local das caminhadas e do passeio de canoa;

– Tudo o que não está incluído no “preço inclui”.

NOTA: A ordem das atividades pode ser modificada sem afetar seu conteúdo.

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 12 anos.

Condições de cancelamento: 

Cancelável sem custos até 19 Setembro 2020

De 20 a 28 Setembro 2020  – 25%

A partir de 29 Setembro 2020 – 100%

Informação adicional

Tipo de Pagamento

Parcial, Total

Opção Alojamento

Quarto duplo, Quarto single

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Caminhada e Canoagem pela Lezíria do Tejo”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, podemos ajudar?